sábado, 10 de maio de 2014

Intercâmbio como Experiência de Vida



Olá! Nossa entrevista de hoje será com o Luiz! 

Luiz Felipe Teixeira, 24 anos, formado em Publicidade e Propaganda, atualmente cursa Administração de Empresas na Universidade Federal Fluminense, e em dado momento da vida se viu tão atolado em trabalho que perdeu o período de matrículas para a Faculdade.Insatisfeito com o trabalho e sem faculdade por um semestre inteiro decidiu que este não seria um tempo perdido. Queria viajar, investir na carreira e no aprendizado de outra língua, e não pensou duas vezes, vendeu o carro, largou o emprego e partiu destino a Romênia. Neste post você conhece um pouco da história dele.

1º de Dezembro, quando eles comemoram o Dia da Romênia.


Tudo começou no meio do ano passado, quando estava trabalhando tanto e me dedicando tanto ao meu trabalho que perdi a inscrição de matrícula da faculdade.

Comecei a pensar em quais atitudes estava tomando para melhorar meu currículo e ter um desenvolvimento na minha carreira profissional. Já que passaria o resto do ano sem faculdade, o que poderia fazer para que esse tempo sem estudar valesse a pena.

Daí surgiu a ideia de fazer um intercambio. Como já conheci algumas pessoas que vieram pelo intercambio para fazer trabalhos voluntários, resolvi fazer o mesmo: ter a oportunidade de fazer um trabalho em outro país, aperfeiçoar o inglês,desenvolver um trabalho voluntário para ajudar outra comunidade e ainda poder conhecer outra cultura.

Mas como?! Não tinha dinheiro, meus pais não me ajudariam, nunca viajei pra fora do meu país, e meu inglês era muito intermediário... Pra começar já tinha todas estas barreiras contra mim. Conversei com um amigo sobre esses problemas, e ele me deu a ideia de vender meu carro pra ter o dinheiro da viagem. Foi o que eu fiz.

Precisava viajar rápido, e já conversei com outro amigo que trabalhava na AIESEC, e ele me disse que conseguiria viajar muito rápido, só dependia de conseguir achar um projeto e um país que me interessasse. Enquanto procurava uma vaga para um projeto bem legal, meu outro amigo me ajudava a vender meu carro.

Meu foco desde o início era o Leste Europeu, e entre várias entrevistas e tentativas de vender o carro, achei um projeto sobre ensinar português e cultura brasileira na Romênia. Me apaixonei pelo projeto e tive uma ótima entrevista para o trabalho.

Domingo
Segunda
Terça
Quarta
Sexta
Fiz a Entrevista pra Romênia
Vendi meu Carro
Recebi a aprovação
Comprei minha passagem
Pedi demissão no Trabalho

Na correria, fiz minha viagem na outra semana. Na sexta-feira (15/11/13) começou minha jornada. Entre três aviões, um trem e 35 horas de viagem finalmente eu chego ao meu destino: Timișoara, România.

O primeiro grande impacto foi a primeira viagem de trem da minha vida! Uauuu, era tão legal e bonito (mais pra frente fui descobrir que foi o trem mais bizarro que eu viajei).. e ao chegar na Romênia já descobri que lá não se deve cumprimentar meninas com beijo na bochecha. Muitas coisas pra conhecer, e muitas pessoas interessadas na sua cultura... Me sentia alguém importante quando falava que era do Brasil e as pessoas queria saber mais da minha cultura, país, dança, comida...

Na primeira semana passei em Universidades e colégios da cidade, e para minha surpresa, apesar da língua Nativa ser o Romeno, crianças de Ensino Fundamental já entendem e falam inglês muito bem... algo inimaginável no Brasil.

Durante as seis semanas que passei realizando meu projeto, vivi momentos incríveis, conheci pessoas que ficarão guardadas na memória pra sempre, e que espero reencontra-las um dia. Cada momento fora do meu país me fez refletir porque as coisas são como são, e como somos acostumados a achar normal o que é inadmissível. Como as coisas poderiam ser melhores, e o que poderia fazer para melhorar meu ambiente.

Luiz Felipe e o grupo de Chinesas que conheceu na România.

Pode ser um pouco clichê, mas sair da sua zona de conforto, passar por dificuldades e perceber que as experiências que você terá só dependem de você, faz despertar um senso critico e de comparação muito grande. Aprendi que conhecer pessoas e criar um bom relacionamento abre portas e pode te levar onde você quiser!

Após a realização do meu projeto, saí pela Europa de mochileiro e conheci 8 países em 30 dias... Mas essa é uma história para outro post.
Um abraço!“

CraciunFericit - Significa Feliz Natal. Nesta época, em pequenos vilarejos na Romênia existem pessoas que fazem a capela de natal, passando de casa em casa durante o dia de Natal.

Luiz Felipe, comendo um doce local de coco e feito na brasa.

Gostaram da história do Luiz? 
Então fiquem ligados nas próximas publicações!!! 
E até mais o/

2 comentários:

  1. nossa incrivel. adoraria ir pra um pais tao diferente da nossa cultura e q temos tao pouco acesso a cultura deles.

    ResponderExcluir